No inverno o corpo precisa aumentar o consumo de energia para manter a temperatura corporal, o que faz com que as pessoas comam mais e optem por refeições mais calóricas. No entanto, as Nutricionistas da Rede Metropolitana Jaqueline F. Sibro Silva (CRN: 5072) e Fernanda Barbosa (CRN: 2560) trazem um alerta para os possíveis problemas nos excessos que o inverno pode trazer.
Confira algumas dicas elaboradas pelas Nutricionistas para conservar a saúde durante essa estação:
- Hidrate-se
Com o clima frio, a vontade de beber água pode não aparecer tanto quanto no verão, mas isso não quer dizer que no inverno diminui-se a necessidade de se manter hidratado: “Independentemente da estação do ano, a água desempenha um importante papel no organismo. Além de regular a temperatura corporal, auxilia no transporte de nutrientes, na digestão e em muitas outras reações do corpo humano. Mesmo quando não sentimos sede, devemos nos hidratar durante todo o dia” alerta a Nutricionista Fernanda Barbosa (CRN: 2560).
Além disso, chás e cafés podem ser boas alternativas para inclusão no cardápio durante os dias mais frios
- Se beneficie das gorduras boas nas pequenas refeições
Um excelente item para incluir nas pequenas refeições do dia são as oleaginosas, pois são ricas em nutrientes e auxiliam no controle do nível do colesterol ruim e bom.
As vantagens dessas sementes são muitas. Por serem práticas, ajudam a diminuir o consumo de doces e de salgadinhos que aumentam o nível do colesterol ruim.
Os grãos e sementes podem ser utilizados nas refeições de diversas formas. A nutricionista Fernanda sugere: “Salpique grãos sobre saladas de frutas, vitaminas, iogurtes, caldos e sopas. Chia e linhaça são excelentes opções, pois tornam sua refeição mais saudável e nutritiva.”
- Consuma frutas
As frutas da estação são ótimas opções para as refeições intermediárias ou sobremesas
- Consuma vegetais e legumes
O preparo de legumes e verduras refogados são alternativas boas e fáceis para os dias mais frios.
Incluir vegetais em caldos e sopas, que são pratos típicos do inverno, também configuram-se como ótimas opções para se incluir no cardápio, pois podem ser muito nutritivos e excelentes aliados da saúde quando bem preparados.
O uso de produtos integrais aumenta a sensação de saciedade por conta das fibras, e ajudam a evitar exageros. Além disso, o recomendado é combinar vegetais e legumes para deixar a refeição ainda mais nutritiva.
- Varie nas bebidas
O inverno é um período para aproveitar e beber chás e sucos de frutas naturais, principalmente as que são fonte de vitamina C, mas é importante que se tenha cuidado com o uso do açúcar refinado. Algumas dessas bebidas podem ajudar a reforçar o sistema imunológico, por serem ricas em vitaminas e nutrientes. Os chás ainda podem exercer a função de auxiliar no sistema digestivo e no controle do peso. Mas é importante ficar atento na hora de adoçar e não cometer exageros.
- Substitua alguns alimentos
Substitua alimentos comuns por integrais. Eles são ricos em fibras e promovem benefícios como o bom funcionamento do intestino, controle de açúcar no sangue e colesterol. Além disso, prolonga a sensação de saciedade.
Investir na qualidade das refeições e não somente na quantidade é uma dica valiosa para manter a saúde e o bem-estar em dia no inverno: “Substituir alguns alimentos irão ajudar no dia-a-dia como, por exemplo, escolher uma massa integral quando bater aquela vontade de uma macarronada, ou optar pelos chocolates mais amargos ou alfarroba, um excelente substituto para o doce” recomenda a nutricionista Fernanda.
- Consuma alimentos termogênicos
Alimentos como: pimenta, canela e gengibre podem ser adicionados em frutas, leite e chás.
- Evite excesso ou preparações ricos em açúcares
Alimentos como bolo, sobremesa e doces em excesso devem ser evitados.
- Evite o consumo de alimentos gordurosos
Frituras, carnes gordurosas, preparações com margarina, manteiga, chantilly e creme de leite também devem ser evitados.
Procure um profissional nutricionista para adequar seu cardápio!