Quando um indivíduo é contaminado pelo Novo Coronavírus, diversas funções de seu corpo são afetadas pela doença, provocando ou não sintomas como: febre, coriza, dor de garganta e tosse, muito semelhantes a um resfriado comum.
Na maioria dos casos, o sistema imune consegue combater o vírus de maneira eficaz. Por este motivo, essas pessoas conseguem recuperar-se da doença em apenas alguns dias. Entretanto, em alguns casos o vírus consegue chegar até o pulmão, provocando sintomas mais graves como: falta de ar e, consequentemente, menor oxigenação nos demais órgãos do nosso corpo, o que pode ser fatal.
Segundo o Médico Radiologista da Metro Exames e Diagnósticos de Sarandi Dr. Gustavo Rubino Beller (CRM: 34152 | RQE: 24.773) o pulmão é o órgão mais afetado pela doença: “Embora a pandemia do coronavírus ainda seja um mistério em muitos aspectos, o que médicos e pesquisadores do mundo todo já sabem é que o pulmão não é o único, mas é o órgão mais afetado pela doença. Geralmente, infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum podendo, contudo, evoluir para quadros graves e potencialmente fatais”.
Dica do Doutor:
Qual exame pode auxiliar na avaliação do pulmão?
“Neste contexto, o exame de tomografia do tórax permite uma boa avaliação dos pulmões, possibilitando que o médico avalie a porcentagem de acometimento pulmonar e planeje da melhor maneira o tratamento e acompanhamento dos pacientes.”
Reforçamos a importância das medidas de prevenção e da vacinação no combate à esta doença.
Dr. Gustavo Rubino Beller – Médico Radiologista (CRM: 34152 | RQE: 24.773)
Fonte:
Dr. Gustavo Rubino Beller – Médico Radiologista (CRM: 34152 | RQE: 24.773)