A Trombose Venosa ocorre principalmente como conseqüência de outras doenças e/ou condições que debilitam a saúde. Consiste na presença de um trombo (“coágulo”) em uma veia que, se não identificado adequadamente pode levar a complicações graves como a embolia pulmonar.
De acordo com o Dr. Marcos Fabio Maximiano de Paula (CRM: 32.722 | RQE: 24497, 25396 e 28894), os sintomas mais comuns da doença são: edema (“inchaço”) súbito de membro; Dor e empastamento, o membro fica “endurecido”, geralmente acometendo os membros inferiores (85% a 95% dos casos). Mas também podem surgir nos membros superiores e/ou em outros lugares do corpo.
Diagnóstico
O diagnóstico da Trombose Venosa é feito por ultrassonografia com Doppler colorido do membro acometido. O exame é indolor, eficiente e de fácil execução quando realizado por um profissional capacitado.
Prevenção
Sua prevenção se dá através do controle dos fatores de risco, dentre eles estão: fatores genéricos (trombofilias), câncer, traumas, obesidade, gravidez e puerpério, cirurgias de grande porte, imobilização (permanente ou temporária) e reposição hormonal.
Tratamento
Atualmente dispomos de medicamentos seguros, os anticoagulantes, que viabilizam o controle da doença e que impedem, na maioria dos casos, o surgimento da complicação mais temida: a embolia pulmonar. Raramente é necessário a intervenção cirúrgica, sendo esta reservada para os casos selecionados.
Dica do Doutor:
“A trombose ocorre principalmente como conseqüência de outras doenças ou condições que debilitam a saúde. Para melhor prevenção da trombose o melhor é cuidar da sua própria saúde. Ter hábitos saudáveis como realizar atividades físicas regulares, evitar obesidade, evitar alimentos inflamatórios, evitar hormônios, tabagismo, bebidas alcoólicas, procurar se movimentar o máximo possível quando estiver em casa, em homeoffice ou mesmo doente, tratar adequadamente alguma doença vascular, se tiver.”
– Dr. Tadeu Virmond Filho – Cirurgião Vascular/Endovascular (CRM: 33.335 | RQE: 18.290)
Fonte:
Dr. Marcos Fabio Maximiano de Paula – Cirurgião Vascular (CRM: 32.722 | RQE: 24497, 25396 e 28894)
Dr. Tadeu Virmond Filho – Cirurgião Vascular/Endovascular (CRM: 33.335 | RQE: 18.290)